Como decorar um quarto em estilo retrô

Como decorar um quarto em estilo retrô

Poderíamos definir o quarto como o espaço pessoal de cada um dentro de um espaço comunitário maior que é a casa, é um espaço onde as pessoas passam bastante tempo, onde podem descansar e relaxar. Assim o quarto deve ser agradável e refletir os gostos pessoais de cada um.

A decoração do quarto é muito pessoal, e não necessita seguir o estilo de decoração do restante da casa, assim toda a casa pode ser no estilo moderno, e o quarto do casal pode ter uma decoração retrô, sem nenhum problema. A decoração retrô ao contrário do que se pode pensar não é uma decoração em estilo antigo, é sim um estilo jovem e ousado, que reflete opções muito pessoais que misturam o antigo com o moderno. O estilo retrô combina com cores fortes, peças de decoração e móveis de diversas épocas, misturando tudo isso em um único ambiente sem perder a harmonia, característica marcante do estilo retrô.

Quarto decorado no estilo retrô

Segundo alguns arquitetos, compor um ambiente em estilo retrô é um dos grandes desafios da decoração, pois é essencial o equilíbrio entre os elementos para manter a jovialidade característica desse estilo, que deve transmitir alegria e aconchego.

Para decorar um quarto em estilo retrô não existem regras definidas, pois a escolha de cada móvel, de cada objeto deve sempre ser muito pessoal. Uma boa dica é iniciar pelos móveis do quarto, uma vez que este estilo não combina com quartos modernos das linhas de produção modernas encontradas nas vitrines das lojas de móveis. Geralmente os móveis desse estilo são móveis de família ou então peças compradas em briques ou antiquários. Móveis de madeira com pátina também combinam muito bem com esse estilo, e uma boa opção é o uso de cores fortes na pátina, como por exemplo o vermelho.

Colchas de retalho são a cara do estilo retrô, lençóis de renda, tapetes, quadros nas paredes com pôsters que podem ser de filmes, desenho animado, estampas, desenhos geométricos, fotografias, espelhos, relógios de parede, luminárias e outros objetos que não precisam seguir o mesmo estilo, mas que devem se harmonizar no conjunto. O essencial para caracterizar esse estilo é o cuidado com todos os detalhes, que são personalizados.

É preciso ficar claro que o estilo retrô não é simplesmente um estilo antigo, nem mesmo a simples mistura do antigo com o moderno, é sim a composição harmônica de móveis e objetos de diversos estilos, que adquirem assim personalidade própria e conferem ao ambiente aconchego, conforto e estilo.

Comente!

Dúvidas? Sugestões? Escreva abaixo!